Sinopse do experimento: Os vegetais possuem pigmentos que dão cor às suas folhas e, por vezes, às suas flores. As organelas em que esses pigmentos se encontram são chamadas de plastos e estão presentes em células de plantas e de algas. Por meio dessa atividade prática, os alunos extrairão alguns pigmentos vegetais através da dissolução fracionada e conhecerão a importância desses pigmentos para os vegetais.
Habilidades da BNCC: (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos. (EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
Tema: Botânica (Fisiologia vegetal)
Objetivos da atividade: Separar e identificar alguns pigmentos dos cloropastos por meio da técnica de cromatorafia em papel. Compreender que a cor das folhas das plantas é o resultado de uma mistura de diferentes pigmentos. Relacionar pigmentos com a cor e a fotossíntese.
Questões de Investigação:
1) O que faz com que as plantas tenham cores diferentes?
2) Por que as folhas são verdes e as flores são de outras cores?
3) Esses pigmentos variam conforme as estações do ano?
4) Qual a importância dos pigmentos, especialmente o pigmento verde?
Duração da atividade: 30/40 minutos
Materiais necessários: Almofariz; Pistilo; Papel filtro; Álcool etílico; Coador/peneira; Pipeta de pasteur; Tesoura; Béquer; Folhas de plantas diversas.
Procedimentos:
- Corte as folhas e coloque-as no almofariz, amassando-as com o pistilo;
- Despeje álcool em cada material, cobrindo-o. Aguarde 10 minutos;
- Com a ajuda de um coador, separe as folhas trituradas de cada mistura, deixando no almofariz só o caldo;
- Retire um pouco do caldo e coloque em um béquer;
- Mergulhe uma das pontas de cada tira de papel filtro numa mistura dentro
do béquer;
- Deixe as tiras em repouso por 5 a 10 minutos;
- Ao retirá-las da mistura, coloque-as para secar.
Resultados esperados: Esperamos que através dessa atividade proposta e das discussões realizadas os alunos entendam que os vegetais possuem diferentes pigmentos na sua composição. Identifiquem o pigmento verde como, compreendam a sua importância. Compreendam as etapas envolvidas na técnica de cromatografia.