Sinopse do experimento: Os alunos serão introduzidos aos três principais grupos de macromoléculas presentes em nossa alimentação: carboidratos, proteínas e lipídios. Eles realizarão experimentos simples para identificar essas macromoléculas em diferentes alimentos. Os alunos compreenderão como identificar cada grupo de macromoléculas nos alimentos e entenderão suas funções no corpo humano.
Habilidades da BNCC: (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo. (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.). (EM13CNT207) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.
Tema: Bioquímica
Objetivos da atividade: Identificar e observar os três principais grupos macromoléculas (carboidratos, proteínas, lipídios) que participam da nossa alimentação.
Questões de Investigação:
1) Quais são as três principais macromoléculas presentes na nossa alimentação?
2) De maneira resumida, qual a função principal de cada uma no nosso corpo?
Duração da atividade: 30 minutos
Materiais necessários: Iodo líquido; Pipeta Pasteur (2mL); Placa de petri (10cm x 1,5cm); Béquer (250mL); 1 batata; 1 pão; 100g de arroz; 100g de açúcar refinado; 1 maço de alface; 2 L de leite; 500mL de vinagre de maçã; 2 corantes alimentícios de diferentes cores; 1 palito de dente; 1 detergente.
Procedimentos:
1) Carboidratos: os alunos irão ser divididos em cinco grupos, terão de colocar um punhado de cada alimento (batata, pão, arroz, açúcar refinado e alface) em uma placa petri por grupo e aplicar duas gotas de iodo em cada amostra.
2) Proteínas: os alunos, separados em dois grupos, irão colocar o leite no béquer e adicionar vinagre para observar o que ocorre.
3) Lipídios: os alunos, separados em três grupos deverão colocar um pouco do detergente em um béquer e dispor um pouco do leite na placa de petri, pingar algumas gotas dos dois corantes no leite de forma espaçada e molhar a ponta do palito de dente no detergente e encostar na superfície do leite.
Resultados esperados:
Experimento 1: os alimentos em que devemos observar a diferença na coloração do iodo de amarelo para preto são: batata, pão e arroz devido a presença de amido que reage com o iodo.
Experimento 2: as proteínas caseínas se solidificam por se apresentarem com baixa solubilidade em meios ácidos, como ocorreu ao acrescentar vinagre.
Experimento 3: ao adicionar o detergente no leite, observamos as moléculas se moverem descontroladamente pois ele quebra essa tensão superficial ao englobar as moléculas de gordura em uma estrutura chamada micela.