Sinopse do experimento: Proteínas são moléculas orgânicas gigantes (macromoléculas) formadas pela união de milhares de aminoácidos. São indispensáveis a todos os seres vivos, pois fazem parte da estrutura das células, funcionam como enzimas, hormônios, atuam como anticorpos, ou seja, são a principal matéria-prima que constitui o organismo dos seres vivos. Por apresentarem uma estrutura espacial bastante complexa, cada molécula de proteína apresenta uma determinada forma que está intimamente associada à função desempenhada no organismo. Alguns fatores como alteração do grau de acidez e a elevação da temperatura causam a desnaturação proteica, ou seja, quando as ligações químicas que dão forma às proteínas são rompidas, comprometem a forma e a função da proteína e, consequentemente, a saúde do organismo.
Habilidades da BNCC: (EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade). (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).
Tema: Bioquímica
Objetivos da atividade: O objetivo desta atividade é analisar a ação da temperatura elevada e da acidez sobre a atividade das proteínas.
Questões de Investigação:
1) O que você observou? Levante uma hipótese para explicar o ocorrido.
2) Porque usamos caldo de abacaxi para amolecer carnes?
Duração da atividade: 30/40 minutos
Materiais necessários: 2 placas de Petri; Béquer de 100mL ( ou copo de vidro); Caneta marcadora; Envelope de gelatina em pó; 10 cubinhos (1cm X 1cm) de abacaxi crus; 10 cubinhos (1cm X 1cm) de abacaxi cozidos; Papel tornassol azul.
Procedimentos:
- Verifique o grau de acidez do abacaxi colocando-o em contato com o papel tornassol e responda: o meio é ácido ou alcalino?
- Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem;
- Coloque a gelatina na parte mais funda de cada uma das duas placas de Petri e numere-as (placas 1 e 2) com a caneta marcadora;
- Na placa de Petri 1 coloque os 10 cubos de abacaxi cozidos e misture;
- Na placa 2 coloque 10 cubinhos de abacaxi que não foram cozidos e misture;
- Coloque as duas placas na geladeira por no mínimo duas horas;
- Após esse tempo observe o que aconteceu com a gelatina das duas placas e anote os resultados.
Resultados esperados: Espera-se que os alunos compreendam a ação da temperatura elevada e da acidez sobre a atividade das proteínas.