Sinopse do experimento: Nesta atividade, os alunos compreenderão o processo de fermentação alcoólica e investigarão as condições ideais para que ela ocorra, observando seus produtos finais, como álcool e dióxido de carbono.
Habilidades da BNCC: (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros. (EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
Tema: Bioquímica
Objetivos da atividade: Entender o processo de fermentação alcóolica, bem como verificar seus produtos finais (Álcool e CO2). Verificar a transformações químicas a partir da fermentação.
Questões de Investigação:
1) Quais são as condições ideais para que a fermentação ocorra?
Duração da atividade: 30/40 minutos
Materiais necessários: Fermento biológico seco; água em temperatura ambiente; água Morna; sal; açúcar; farinha de trigo; amido de milho; Erlenmeyer 250 ml ou garrafa pet pequena; bexiga.
Procedimentos:
- Separar os alunos da bancada em pequenos grupos;
- Entregar a cada grupo 1 erlenmeyer , 1 bexiga;
- Pergunte a eles quantos já observaram alguém fazer ou já fizeram pão e a partir das respostas comentarem que a atividade do dia será entender a fermentação alcóolica, que é o processo responsável pela produção do pão e de outros produtos que consumimos. Informe que cada grupo terá que investigar “quais são as condições ideais para que a fermentação ocorra?”;
- Explique que cada grupo poderá escolher apenas 3 ingredientes da bancada e a escolha dos ingredientes deverá ser justificada em momento posterior e explique que eles farão uma investigação, analisando as condições que eles acreditam ser ideais;
- Após a escolha dos ingredientes e de deixarem a mistura no erlenmeyer com a bexiga na “boca” da vidraria por um tempo descansando, pergunte aos alunos o que cada grupo colocou em seu experimento e quais foram os motivos de sua escolha, promova uma discussão a partir das respostas dos alunos.
- Peça que eles observem quais transformações químicas eles conseguem identificar a partir do experimento, por exemplo, o calor produzido pela reação, a formação de gás (nesse caso gás carbônico) e após retirem a bexiga sentirem o cheiro do álcool que foi produzido nessa reação.
Resultados esperados: Espera-se que os alunos compreendam que a fermentação alcoólica é um processo biológico que ocorre com a interação de fungos com condições adequadas. A observação das reações químicas e dos produtos finais permitirá aos alunos entenderem melhor o processo de fermentação e sua importância na produção de alimentos e bebidas.