Sinopse do experimento: Proteínas são moléculas orgânicas gigantes (macromoléculas) formadas pela união de milhares de aminoácidos. São indispensáveis a todos os seres vivos, pois fazem parte da estrutura das células, funcionam como enzimas, hormônios, atuam como anticorpos, ou seja, são a principal matéria-prima que constitui o organismo dos seres vivos. Por apresentarem uma estrutura espacial bastante complexa, cada molécula de proteína apresenta uma determinada forma que está intimamente associada à função desempenhada no organismo. Alguns fatores como alteração do grau de acidez e a elevação da temperatura causam a desnaturação proteica, ou seja, quando as ligações químicas que dão forma às proteínas são rompidas, comprometem a forma e a função da proteína e, consequentemente, a saúde do organismo.
Habilidades da BNCC: (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos. (EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
Tema: Botânica (Fisiologia vegetal)
Objetivos da atividade: Elaborar questionamentos sobre temas científicos envolvidos no cotidiano de cada indivíduo. O aluno investigará o processo da fotossíntese e o principal pigmento responsável pelo fenômeno natural.
Questões de Investigação:
1) Será que existe algum pigmento responsável pela fotossíntese?
2) Plantas com folhas vermelhas fazem fotossíntese?
3) Se a planta realmente faz fotossíntese, pode-se visualizar o produto final como a liberação de oxigênio?
Duração da atividade: 30/40 minutos
Materiais necessários: béquer de 50 ml; béquer de 25 ml; balão volumétricos de 100 ml; almotolias com água; almotolias com álcool 70%; fitas adesivas grossas; canetas retroprojetoras; tesouras; almofariz; pistilo; pipetas pasteur; Luz negra; Luz branca; Álcool 70%; Elódea sp; Folhas verdes ou vermelhas; Fita adesiva transparente; Colher descartável.
Procedimentos:
1) Observação da Elódea:
- Colocar 03 cm de Elódea em um becker (50 ml) com água destilada;
- Adicionar bicarbonato de sódio (para enriquecer a água com dióxido de carbono);
- Deixar o experimento parado na luz branca (para que ocorra a fotossíntese).
2) Extração da clorofila:
- Amassar as folhas com álcool 70%, gerando um líquido utilizado para verificar a interação com a luz;
- Expor o extrato de clorofila à luz Ultravioleta (UV).
Resultados esperados: Levar o aluno a investigar como e as condições que levam ao fenômeno da fotossíntese ocorrer.