Sinopse do experimento: Sendo a evolução o eixo integrador das ciências biológicas, o estudo das modificações nas populações ao longo do tempo poderá auxiliar os estudantes a compreender como estruturas complexas como o ouvido dos mamíferos são construídas por diversos mecanismos evolutivos que resultam em suas características morfológicas e funcionais.
Habilidades da BNCC: (EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno. (EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.
Tema: Zoologia
Objetivos da atividade: Investigação da história evolutiva do ouvido nos mamíferos. Investigação da produção, captação e propagação do som.
Questões de Investigação:
1) Por que conseguimos ouvir o som com os ossos do crânio?
Duração da atividade: 30/40 minutos
Materiais necessários: Um disco de vinil; Agulha; Palito de Madeira; Fita Adesiva; Suporte que possibilite a rotação (se possível continua) do disco de vinil; Lápis; Tesoura/Estilete.
Procedimentos:
- O suporte pode ser feito com um disco de papelão com um furo central. Desenhe no papelão o formato de uma disco, e recorte. Faça um pequeno corte no centro, no qual será introduzido o lápis. Para o alcance dos resultados esperados é importante que o lápis fique fixo no disco de papelão, para tal pode ser necessário à utilização colas ou o que julgar necessário.
- Prenda a agulha à extremidade do palito de madeira com a fita adesiva;
- Insira o disco pela parte de cima do lápis, de modo que ele fique sobre o papelão;
- Coloque a ponta do lápis sobre uma superfície plana e faça-o girar;
- Coloque a varinha em sua boca, e abaixe a agulha suavemente sobre o disco, e uma das ranhuras. Ajuste a pressão e o ângulo (sem usar as mãos) até conseguir ouvir a música.
Resultados esperados: Esperamos que os alunos consigam compreender a história evolutiva do ouvido dos mamíferos, de modo a identificar as relações evolutivas entre os seres vivos e os processos e mecanismos evolutivos que moldam, selecionam e produzem estruturas extremamente complexas como o ouvido humano. Não menos importante, espera-se também que este experimento auxilie os alunos a compreenderem que a percepção do meio ambiente é mediada por processo de tradução, análise e processamento de informações sensoriais, que muitas vezes, determinam a sobrevivência dos seres humanos e diversos seres vivos.