Sinopse do experimento: Nesta atividade os alunos deverão compreender e representar graficamente as partes do sistema digestório humano, identificando seus órgãos e estruturas e compreendendo suas funções. Utilizando torsos e atlas, a atividade proporcionará a oportunidade dos alunos explorarem a anatomia e fisiologia do sistema digestório, promovendo uma compreensão mais profunda dos processos envolvidos na digestão e nutrição do organismo humano.
Habilidades da BNCC: (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
Tema: Fisiologia humana
Objetivos da atividade: Conhecer os órgãos e estruturas envolvidas no sistema digestório, sabendo identificá-los. Perceber que além do trato gastrointestinal há órgãos acessórios que participam da digestão. Saber que o alimento ingerido passa por transformações durante várias etapas da digestão para gerar energia.
Questões de Investigação:
1) Como nosso corpo obtém energia para manter-se?
2) O que é digestão?
3) Após ingerir uma fatia de pizza, qual caminho é percorrido por ela?
4) Como ela será digerida pelo nosso corpo?
Duração da atividade: 40 minutos
Materiais necessários: Torso; atlas; papel; caneta.
Procedimentos:
- O grupo será dividido de acordo com a quantidade de torços disponíveis, pois com este recurso ficará mais dinâmico para investigar as perguntas a seguir:
Após ingerir uma fatia de pizza, qual caminho é percorrido por ela?
Como ela é digerida no nosso corpo?
- Nesta parte da investigação, pediremos para que os alunos esquematizem livremente em uma folha de caderno o caminho realizado por um pedaço de pizza ao ser ingerido e que formulem hipóteses de como ela é digerida pelo corpo humano.
- Disponibilizaremos algum tempo para investigação e formulação de hipóteses e por fim será discutido com todos os grupos formados.
Resultados esperados: Acredita-se que os alunos não vão definir que a digestão inicia-se na boca com a mastigação e a ação de enzimas das glândulas salivares, que não é apenas o estômago que digere os alimentos e que não saberão diferenciar ou identificar a maioria dos órgãos apontados pela atividade. Presume-se que após a discussão em grupo estas controvérsias sejam suprimidas e que percebam a importância de uma boa mastigação, que reconheçam que há estruturas acessórias que auxiliam a digestão, que são tão importantes quanto as estruturas do trato gastrointestinal e que poderão localizá-las.