Sinopse do experimento: A célula é a unidade estrutural e funcional básica de todos os seres vivos, sendo fundamental para a compreensão da biologia. O estudo das células permite entender a diversidade e complexidade da vida em diferentes níveis de organização. Existem diferenças marcantes entre células vegetais e animais, refletindo suas adaptações ao ambiente e funções específicas. Neste experimento, os alunos observarão células vegetais da Elódea sp. e células da mucosa bucal humana, utilizando corantes e microscopia. Esta atividade prática não apenas ilustra as diferenças estruturais entre células vegetais e animais, mas também demonstra como a estrutura celular está intimamente ligada à sua função e ao ambiente em que cada organismo vive.
Habilidades da BNCC: (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). (EM13CNT304) Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.
Tema: Biologia Celular
Objetivos da atividade: Verificar a diferença da célula vegetal e animal. Observar a ciclose da folha da Elodea sp.
Questões de Investigação:
1) Existem diferenças entre os dois tipos de células? Em caso positivo, quais?
2) Por que existem essas diferenças?
3) Por que foi necessário usar corante nas células da mucosa bucal?"
Duração da atividade: 30/40 minutos
Materiais necessários: Microscópio; Lâminas; Lamínulas; Azul de metileno; Pipeta Pasteur; Água; Elódea sp.
Procedimentos:
1) Observando células da Elódea sp.:
Com o auxílio de uma pinça, retire uma folha da Elódea sp.;
Coloque-a sobre uma lâmina;
Coloque uma gota de água e cubra com uma lamínula;
Leve ao microscópio para observação.
2) Observando células da mucosa bucal:
Raspe a bochecha do seu colega com palito de sorvete e retire células da mucosa bucal;
Transfira o material para a lâmina e espere secar;
Com o conta-gotas, pingue uma gotinha de azul de metileno e aguarde 1 minuto para que o corante possa fixar;
Com um filete bem fino de água, lave a lâmina para remover o excesso de corante;
Seque com um papel apenas a parte de baixo da lâmina e retire o excesso de água que for possível;
Coloque no microscópio para observação.
Resultados esperados: Permitir que os alunos observem e comparem os dois tipos de células, discutindo suas diferenças.