Sinopse do experimento: Os invertebrados, especialmente os artrópodes, são os grupos de animais mais diversos e abundantes do planeta. Eles desempenham papéis cruciais nos ecossistemas, como polinização, decomposição de matéria orgânica e controle de pragas. Conhecer e entender esses pequenos seres é fundamental para a preservação da biodiversidade e para a manutenção do equilíbrio ecológico. Essa atividade prática visa despertar o interesse dos alunos para a importância dos insetos e outros invertebrados na natureza, desmistificando a ideia de que, de alguma forma, todos os insetos são organismos prejudiciais.
Habilidades da BNCC: (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem. (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo. (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). (EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
Tema: Zoologia
Objetivos da atividade: Conhecer e preservar as espécimes que estão próximas (no jardim, na escola). Compreender a importância dos insetos e ouros artrópodes. Identificar os principais grupos de insetos. Observar no estereoscópio animais fixados que estão na bancada. Chave de identificação de insetos.
Questões de Investigação:
1) O que é um inseto?
2) Qual a diferença de um inseto para outros artrópodes?
3) Quais insetos os estudantes conhecem?
4) Quais são os principais grupos dos insetos?
Duração da atividade: 30/40 minutos
Materiais necessários: Lupa, álcool, pinça, luva descartável e artrópodes para observar, como: tatuzinho, besouros, baratas, minhocas e mosquitos (sendo possível encontra-los da jardim escola).
Procedimentos:
A aplicação foi em torno da observação de artrópodes em lupas. Antes da observação, propriamente dita, nós fizemos questões investigativas à eles. Logo após os alunos usaram uma chave de identificação para reconhecê-los.
Resultados esperados: Despertar o interesse dos alunos sobre os artrópodes, a compreensão do que são insetos e seus principais grupos e desmistificar que inseto é algo ruim.