Sinopse do experimento: Este experimento tem o intuito de simular o funcionamento do pulmão humano durante o processo de inspiração e expiração, através da confecção de um modelo de pulmão artificial. Para tal, são investigadas questões como: 1) a forma que ocorre o movimento dos pulmões que e 2) o significado de inspiração e expiração. Espera-se que os alunos simulem como partes do sistema respiratório funcionam para melhor compreendê-lo, além de compreenderem que a respiração humana consiste em um processo contínuo de inspiração-expiração, envolvendo o sistema respiratório.
Habilidades da BNCC: (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
Tema: Fisiologia humana (sistema respiratório)
Objetivos da atividade: Demonstrar aos alunos uma simulação do funcionamento do pulmão humano durante o processo de inspiração e expiração realizado pelo sistema respiratório, através da confecção de um modelo de pulmão artificial.
Questões de Investigação:
1) Como ocorre o movimento dos pulmões, levando à entrada e à saída do ar, quando respiramos?
2) O que é Inspiração e expiração?
Duração da atividade: 20/30 minutos
Materiais necessários: 3 balões ou bexigas; 3 canudos de plástico ou de papel; 1 garrafa de politereftalato de etileno (PET) com tampa; fita adesiva; caneta; estilete; 30 - 40 cm de arame (item dispensável).
Procedimentos:
- Cortar o fundo da garrafa PET com auxílio de um estilete;
- Encher os balões (bexigas) e prender a ponta com um pregador a fim de diminuir a tensão da borracha;
- Cortar um dos balões abaixo da saída de ar, esticando sua parte inferior e colocando-a na parte inferior da garrafa pet; (o arame pode ajudar a deixar a parte de baixo da garrafa mais rígida);
Passar a fita adesiva na borda da garrafa vedando bem o balão;
- Fixar o outro balão em uma das extremidades do canudo com a fita adesiva;
- Colocar o canudo com o balão dentro da garrafa pela “boca”, fechando-a com sua tampa (que deverá ter um furo no meio que permita a passagem do canudo);
- Puxar a bexiga, que está na parte inferior da garrafa, para baixo, de forma que aumente o volume do balão contido no interior da garrafa.
Resultados esperados: Espera-se discutir e investigar o sistema respiratório e a respiração.