Sinopse do experimento: O vídeo se inicia relembrando o processo de reprodução nas angiospermas e os principais componentes que atuam na estrutura reprodutora. A nossa estratégia pedagógica é uma mistura de aula expositiva e investigativa pois além de expor para os alunos a matéria também é feito um experimento para que os mesmos possam ter um contato real com o conteúdo.
Habilidades da BNCC: (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos. (EF08CI07) Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes. (EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
Tema: Botânica
Objetivos da atividade: Discutir o processo de reprodução nas angiospermas e os principais componentes que atuam na estrutura reprodutora.
Questões de Investigação:
1) Qual a diferença entre a reprodução sexuada e assexuada?
2) Quais são as partes protetoras e reprodutoras da flor?
3) Qual a especificação da parte feminina e masculina?
Duração da atividade: 30/40 minutos
Materiais necessários: Papel sulfite para anotações; uma flor que possua as partes bem visíveis.
Procedimentos:
- Separar uma flor;
- Retirar as pétalas da flor e conforme for retirando demonstrar aos alunos o que são as sépalas, pétalas, componentes do androceu e a parte feminina da flor (gineceu);
- Relembrar cada uma das partes da flor e do que são compostas.
Resultados esperados: Espera-se discutir o processo de reprodução nas angiospermas e os principais componentes presentes nas estruturas reprodutoras.