Sinopse do experimento: Este experimento é realizado com o intuito de que os estudantes compreendam de que forma o ambiente atua selecionando os organismos mais adaptados a sobreviverem e se reproduzir. Para tal, o experimento é realizado utilizando diversos pegadores e grãos. Alem disso, são discutidos questões como a adaptação de organismos ao ambiente em que vivem e como essas adaptações surgiram, bem como o conceito de seleção natural e como ela está relacionada com a evolução biológica dos seres vivos.
Habilidades da BNCC: (EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica. (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo. (EM13CNT201) Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
Tema: Evolução
Objetivos da atividade: Compreender de que forma o ambiente atua selecionando os organismos mais adaptados a sobreviverem e se reproduzir.
Questões de Investigação:
1) Por que os organismos são adaptados ao ambiente em que vivem?
2) Como essas adaptações surgiram?
3) O que é seleção natural?
Duração da atividade: 30 minutos
Materiais necessários: Folha e lápis para registrar os dados; objetos que representem diferentes tipos de bicos das aves (exemplos: pregadores de roupas, pinça de sobrancelhas, pegador de macarrão, presilhas de cabelo, hashi); tipos diferentes de grãos ou sementes (exemplos: feijão, arroz, grão de bico, milho, semente de girassol, semente de abacate); um recipiente para dispor os grãos.
Procedimentos:
- Dispor todos os tipos de grãos em uma vasilha e misturar;
- Escolher o objeto que representará o bico de um pássaro;
- Em 30 segundos os alunos deverão pegar o máximo de grãos com o bico selecionado e reservar;
- Contar quantos grãos foram possíveis pegar com o bico escolhido e anotar os dados no na folha;
- Escolher outro bico (que ainda não tenha sido utilizado) repetir o procedimento anterior;
- Repetir a dinâmica de acordo com a quantidade de tipos diferentes de bicos providenciados pelos alunos.
Resultados esperados: Espera-se que os alunos sejam capazes de compreender de que forma o ambiente atua selecionando os organismos mais adaptados a sobreviverem se reproduzirem bem como compreender conceitualmente como a seleção natural está relacionado com a evolução biológica dos seres vivos.