Sinopse do experimento: O vídeo presente tem como objetivo relacionar os fenômenos observados no experimentos com os conceitos de tecidos, sistemas, tecidos vasculares, transpiração e condução de água. Este vídeo não é comercial. As Cenas 3D foram extraídas do Mozaic Education (https://www.mozaweb.com/pt_BR/). Todos os direitos reservados a Mozaik Education.
Habilidades da BNCC: (EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. (EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
Tema: Botânica
Objetivos da atividade: Relacionar os fenômenos observados no experimentos com os conceitos de tecidos, sistemas, tecidos vasculares, transpiração e condução de água.
Questões de Investigação:
1) Pode ser inserida algumas variáveis, como, por exemplo, a utilização de um secador, um soluto (sal) em um dos copos para observar as seguintes questões:
2) A água sobe ou não?
3) Se sim, sobe menos? Sobe mais rápido?
Duração da atividade: 30/40 minutos
Materiais necessários: 3 rosas ou folhas de acelga; 3 recipientes com água; 3 cores alimentícios de preferência com coloração forte (vermelho, azul, verde).
Procedimentos:
- Pegue a folha ou o caule da espécie escolhida e introduza na água;
- No mesmo recipiente, adicione o corante, uma cor em cada recipiente;
- Aguarde a transpiração ocorrer.
Resultados esperados: Espera-se que os alunos relacionem os fenômenos observados com os conceitos de tecidos, sistemas, tecidos vasculares, transpiração e condução de água.