Sinopse do experimento:
Habilidades da BNCC: (EF08CI02) Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais. (EM13CNT205) Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza, reconhecendo os limites explicativos das ciências. (EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
Tema: Oxirredução e eletroquímica
Objetivos da atividade: Por intermédio do estudo do experimento clássico da Pilha de Daniell, estudar e entender a eletroquímica como resultado da tendência das substâncias em receber ou doar elétrons, formando íons e culminando na criação de corrente e outros fenômenos elétricos.
Questões de Investigação: 1- Quando a bateria foi montada, o que se observou? Explique. 2- Você acha que ouve transferência de elétrons? Por quê? 3- Qual tem maior potencial de oxidação, o prego ou a moeda? 4- Por que se recomenda limpar o prego e a moeda antes do experimento? 5- Ao inverter os polos, a calculadora funcionou?
Duração da atividade: 20min
Materiais necessários: - 1 batata; - 2 pregos galvanizados; - 2 moedas de 5 centavos; - 2 pedaços de fio de cobre flexível de 30 a 40cm com crocodilos em um dos lados; - 1 garrafa de vinagre; - 1 calculadora; - 1 multímetro.
Procedimentos:
Cortar uma batata ao meio e colocá-la virada para baixo;
Em um lado da batata, colocar metade do prego e do outro lado a metade da moeda de 5 centavos;
Ligar o fio de cobre vermelho no polo positivo da calculadora e o crocodilo na moeda de 5 centavos;
Ligar o fio de cobre preto no polo negativo da calculadora e o crocodilo no prego galvanizado.
Observar e anotar o que acontece;
Jogar o vinagre em cima do prego e da moeda. Observar e anotar;
Remover os fios da calculadora e ligar em um multímetro para verificar quantos volts é gerado.
Resultados esperados: No experimento criar uma bateria com batatas, espera-se gerar energia elétrica. As batatas atuam como eletrólitos, facilitando a transferência de elétrons entre dois metais diferentes, como zinco e cobre. Cada batata deve produzir uma pequena voltagem, geralmente entre 0,5 e 1 volt, que pode ser medida com um voltímetro. Conectando várias batatas em série, é possível aumentar a voltagem total e até acender um LED, que requer uma voltagem baixa. Este experimento demonstra os princípios básicos de eletroquímica e a conversão de energia química em energia elétrica.