Sinopse do experimento:
Habilidades da BNCC: (EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
Tema: Reações de oxirredução (redox) e evidências experimentais de transformações químicas.
Objetivos da atividade: Compreender as transformações químicas envolvidas no experimento, identificando mudanças de cor como evidências de reações de oxirredução.
Questões de Investigação: 1- Quais evidências indicam que ocorreu uma transformação química durante o experimento?
2- Por que a solução muda de cor ao longo do tempo?
3- Como a variação dos estados de oxidação está relacionada às cores observadas?
4- Qual é o papel do permanganato de potássio (KMnO₄) no processo?
5- Como a presença de açúcar ou outros reagentes interfere na velocidade da reação?
6- É possível prever qual será a próxima cor? Por quê?
Duração da atividade:
Materiais necessários:
1 Béquer de 500 ml;
2 Béqueres de 200 ml;
2 Bastões de vidro;
Espátula
Reagentes:
Permanganato de Potássio
20g de açúcar
Água
10g de NaOH
Procedimentos:
1. Em um béquer, adicionar 100ml de água e colocar o permanganato de potássio moído. Misturar bem até a mistura ficar homogênea.
2. No segundo béquer, adicionar 100ml de água e colocar uma ponta de espátula de Hidróxido de sódio. Misturar bem até a mistura ficar homogênea.
3. Adicionar 1 espátula de açúcar na mistura com NaOH e mexer até ficar homogênea.
4. No béquer de 500ml, colocar 350ml de água, adicionar a solução de hidróxido de sódio e açúcar e mexer.
5. Após o procedimento, adicionar a solução do permanganato de potássio e a água e mexer em círculos rapidamente. Observar as mudanças de coloração.
Resultados esperados:
Espera-se que o experimento evidencie as transformações químicas envolvidas nas reações de oxirredução, destacadas pela sucessiva mudança de cores na solução. Essas variações de cores resultam da alteração nos estados de oxidação das espécies químicas presentes, permitindo aos estudantes compreender, de forma visual e dinâmica, como ocorrem processos de redução e oxidação. Além disso, busca-se ilustrar como evidências experimentais, como a mudança de cor, são fundamentais para a interpretação de fenômenos químicos e para a construção de modelos que expliquem o comportamento das substâncias em laboratório e em diferentes contextos tecnológicos.