Sinopse do experimento: O experimento do repolho roxo é uma demonstração prática do uso de indicadores naturais para identificar o pH de diferentes soluções. Primeiro, o repolho roxo é picado e fervido em água para extrair seus pigmentos, chamados antocianinas. Esses pigmentos, quando dissolvidos na água, formam uma solução roxa que atua como indicador de pH. Em seguida, esse líquido é utilizado para testar várias soluções, como água com limão e água com bicarbonato de sódio. Conforme o pH da solução testada varia, a cor do indicador muda, permitindo identificar se a solução é ácida, neutra ou básica. A solução se torna vermelha em ambientes ácidos, azul ou verde em ambientes básicos, e pode manter uma cor próxima do roxo em soluções neutras. Este experimento ilustra de forma visual e acessível como as antocianinas reagem a diferentes níveis de acidez e basicidade.
Habilidades da BNCC:(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.). (EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas. (EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
Tema: Função inorgânicas (ácidos e base)
Objetivos da atividade: O experimento tem como finalidade utilizar o repolho roxo como indicador natural para classificar substâncias ácidas e básicas.
Questões de Investigação: 1- onde o pH é utilizado no dia a dia? qual é a importância do pH? 2- por que precisamos saber sobre ele? 3- por que o açaí pode ser usado como um indicador? 4- o que é pH e o que ele mede? e) por que a solução muda de cor? 5- por que algumas soluções apresentam cores mais claras e outras mais escuras?
Duração da atividade: 80 min
Materiais necessários:- Repolho roxo; - Água - Coador; - 11 copos transparentes ou béqueres; - Caneta e etiquetas para enumerar os copos;- Limão; - Vinagre; - Bicarbonato de sódio; - Sabão em pó; - Água sanitária; - Detergente; - Açúcar; - Leite; - Sal amoníaco; - Soda cáustica (tome muito cuidado ao manipulá-la e sempre use luvas, pois a soda cáustica é corrosiva, podendo causar queimaduras graves na pele).
Procedimentos:
Bata 1 folha de repolho roxo com 1 litro de água no liquidificador;
Coe esse suco, pois o filtrado será o nosso indicador ácido-base natural (se não for usar o extrato de repolho roxo na hora, guarde-o na geladeira, pois ele decompõe-se muito rápido;
Enumere cada um dos béqueres;
Coloque o extrato de repolho roxo nos 11 béqueres;
Deixar que os alunos adicionem os reagentes em cada béquer e observem a alteração da coloração da substância;
Após essa etapa faz-se o questionamento de o que eles observaram que têm em comum? Se há soluções com cores próximas, e porquê isso acontece?
Pedir para que eles arrumem por proximidade de cor e então explicar a escala de pH
Resultados esperados: O experimento do repolho roxo é uma maneira interessante de observar a mudança de cor em soluções ácidas e básicas. Geralmente, esperamos ver uma cor rosa ou vermelha em soluções ácidas e uma cor azul ou verde em soluções básicas. Isso ocorre devido à antocianina presente no repolho roxo, que muda de cor em diferentes condições de pH.