Sinopse do experimento:
Habilidades da BNCC: (EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
Tema: Química inorgânica, óxidos, átomos, moléculas, íons e solubilidade.
Objetivos da atividade:
Questões de Investigação: 1- O que aconteceu no frasco ou na placa de vidro?; 2- Porque tivemos formação de cristais?; 3- O que é íons, átomos e moléculas ?
Duração da atividade: 90min
Materiais necessários: - Água; - Sal de Epsom (sulfato de magnésio hidratado); - Cola branca; - Fonte de aquecimento; - Pincel; - Béquer; - Frasco de vidro limpo ou placa de petri
Procedimentos:
Prepare uma solução saturada de sulfato de magnésio, dissolvendo cerca de 50g do sólido em 50 mL de água quente em um béquer.
Adicione uma ou duas gotas de cola branca a essa mistura.
Com a ajuda de um pincel, aplique uma pequena quantidade da solução na parte interna de um frasco ou em uma placa de vidro.
Aguarde alguns instantes e observe o que ocorre.
Resultados esperados: Quando os cristais de sal de Epsom crescem, a primeira etapa que podemos observar é a dissolução do sal em água quente. A água quente é importante porque a temperatura da água tem um efeito direto na quantidade de sal que pode ser dissolvida nela, o calor aumenta a quantidade de espaço disponível entre as moléculas e como resultado a água quente armazenará mais sal do
que a água fria. Quando a solução começa a esfriar, o espaço entre as moléculas diminui a medida que a água é evapora o sulfato de magnésio se cristaliza, formando belos cristais em forma de agulhas.
Inserir aqui o link do youtube com o experimento