Sinopse do experimento:
Habilidades da BNCC: (EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras. (EM13CNT205) Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza, reconhecendo os limites explicativos das ciências.
Tema: Densidade
Objetivos da atividade: Esclarecer o conceito de densidade e sua aplicação em nosso cotidiano
Questões de Investigação: 1- Foi observado que ao pesar um mesmo volume de diferentes alimentos, obtemos valores de massas diferentes. Qual seria o motivo desses valores de massa serem diferentes?; 2- Por qual motivo os alimentos de mesma massa não ocupam o mesmo volume dentro do recipiente?; 3 - Descreva o que você observou em: (a) arroz + óleo (b) farinha de trigo + água (c) farinha de trigo + óleo; 4 - O que acontece quando se mistura um líquido e um sólido no mesmo recipiente? Todas as misturas se comportam da mesma forma?; 5 - O que ocorreu com a bexiga que foi resfriada? De acordo com o que foi observado, você acredita que existe alguma relação entre temperatura e densidade? Se sim, qual seria esta relação?
Duração da atividade: 30min
Materiais necessários: - 1 recipiente de volume conhecido; - 1 Balança; - 1 Copo medidor; - Alimentos disponíveis em casa, como: grãos, sementes, cereais, farinhas e líquidos. (lentilha, ervilha, soja, arroz, açúcar, farinha de trigo, feijão, aveia, água, óleo, leite e refrigerante); - 2 Bexigas; - Geladeira ou freezer; - Caneta; - Régua; - Papel.
Procedimentos:
Etapa A: Mesmo volume, massas diferentes.
Pesar o recipiente, para descontar a massa deste nas próximas pesagens;
Colocar os alimentos (sólidos ou líquidos) de diferentes densidades em um recipiente de volume único e conhecido, de forma que estes ocupem o mesmo volume;
Pesar todos os alimentos em uma balança, anotando os valores obtidos. Com a variação da massa obtida, demonstrar a variação de densidade dos alimentos, relacionando à equação matemática.
Etapa B: Mesma massa, volumes diferentes.
Pesar o copo medidor, para descontar a massa deste nas próximas pesagens;
Colocar a mesma massa (determinar valor (g)) dos elementos (sólido e líquidos) de diferentes densidades, no copo medidor;
Anotar os volumes obtidos, e pesar para confirmar o valor das massas em cada caso. Com a variação de volumes obtida, demonstrar a variação de densidade dos alimentos, novamente relacionando à equação matemática.
Etapa C: Analisando o comportamento de elementos de diferentes densidades.
Colocar alimentos de densidades diferentes e/ou iguais (sendo estas previamente conhecidas) num mesmo recipiente e verificar a forma como eles ocupam o espaço no interior do recipiente. Exemplos: água e óleo, água e arroz, água e soja, leite e arroz, óleo e arroz, água gelada e manteiga, água fervente e manteiga, etc.
Etapa D: A relação de densidade com a variação de temperatura.
Encher 2 bexigas, buscando deixá-las com tamanhos parecidos;
Com auxílio de uma caneta e uma régua, traçar uma cruz em cada bexiga, de tamanho similar, com a régua medir o tamanho das retas e anotá-los nas bexigas;
Colocar uma das bexigas no congelador ou freezer por aproximadamente 20min, enquanto a outra ficará em temperatura ambiente, podendo ser verificada pelo celular;
Retirar a bexiga do congelador, comparar visualmente as 2 bexigas;
Medir novamente com a régua as retas traçadas nas bexigas, anotar os valores obtidos.
Resultados esperados:
Inserir aqui o link do youtube com o experimento