Sinopse do experimento:
Habilidades da BNCC: (EM13CNT205) Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza, reconhecendo os limites explicativos das ciências.
Tema: Osmose
Objetivos da atividade: O experimento tem como objetivo mostrar de uma forma lúdica e bonita como funciona o processo de osmose, ele que é de extrema importância para nossas células.
Questões de Investigação: 1- O que aconteceu com cada um dos cristais?; 2- Porque isso aconteceu? Qual fenômeno podemos observar?; 3- O que é osmose?; 4- O que acontece no nosso dia-a-dia que pode se considerar osmose?
Duração da atividade: 90min
Materiais necessários: - Frasco transparente de boca larga (de vidro ou acrílico); - Água (destilada, se possível); - Bastão de vidro; - Solução concentrada de silicato de sódio; - Cristais dos seguintes sais hidratados; - Cloreto de cobalto; - Sulfato de cobre; - Cloreto de ferro (III); - Cloreto de cálcio; - Sulfato de níquel; - Cloreto de manganês;
Procedimentos:
Coloque a solução concentrada de silicato de sódio até metade do frasco e complete o conteúdo do frasco com água destilada.
Misture bem.
Usando o bastão de vidro.
Adicione os maiores cristais de cada um dos sais que você conseguir encontrar.
Observe o que ocorre após adicionar cada um deles.
Se não conseguir encontrar todos os silicatos, faça apenas com os que encontrar. Porém, quanto mais cristais, mais colorido e bonito ficará o resultado do experimento. Além disso, os sais alistados podem ser substituídos por outros que contenham o mesmo cátion. Por exemplo, o cloreto de ferro pode ser substituído por um nitrato de ferro e assim por diante.
Resultados esperados: O silicato de sódio reage com os íons metálicos formando um precipitado gelatinoso. Esse precipitado fica ao redor dos cristais, funcionando como uma membrana semipermeável. Segundo o princípio da osmose, quando temos dois meios em contato por meio de uma membrana semipermeável, ocorre a passagem do solvente (na maioria das vezes é a água) para uma solução ou a passagem do solvente de uma solução diluída para outra mais concentrada. No caso do experimento, a concentração do sal dentro da membrana é muito maior que a de fora. Assim, a água de fora atravessa a membrana, esticando-a e, por fim, ela é rompida. Com isso, o silicato de sódio tem novamente acesso ao sal, que reage novamente e forma ainda mais precipitado. É por isso que o “jardim de silicatos” vai crescendo. O colorido se deve aos cátions, segue as cores: Cálcio – branco; Cobalto – azul escuro; Cromo – verde escuro; Cobre – verde/azul claro; Ferro – laranja escuro ou marrom; Manganês – rosa claro e Níquel – verde.