Sinopse do experimento:
Habilidades da BNCC: (EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.). (EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas. (EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
Tema: Ácido-base, pH e indicador
Objetivos da atividade: Caracterizar o comportamento do indicador fenolftaleína.
Questões de Investigação:
Após borrifar a solução de fenolftaleína nas folhas de papel foi possível enxergar a mensagem escrita em ambas às folhas?
O indicador fenolftaleína comportou-se da mesma forma ao entrar em contato com as soluções de ácido acético e hidróxido de sódio?
Utilizando a reação de representação da fenolftaleína em meio ácido e em meio básico, justifique o comportamento desse indicador.
Duração da atividade: 45 min
Materiais necessários: - Solução de fenolftaleína; - Folhas de papel sulfite; - 2 Pincéis finos; - Borrifador; - Solução de ácido acético 0,5 mol/L; - Solução de hidróxido de sódio (0,1mol/L é suficiente) ou solução saturada de hidróxido de cálcio.
Procedimentos:
Coloque a solução ácida em um béquer;
Mergulhe o pincel no béquer e escreva alguma mensagem sobre o papel;
Deixe secar. Ficará incolor e ninguém conseguirá ler a mensagem;
Repita os itens acima com a solução alcalina;
Coloque a solução de fenolftaleína no borrifador;
Borrife sobre as folhas de papel a solução de fenolftaleína;
Observe o que acontece.
Resultados esperados: Espera-se que a fenolftaleína se comporte de forma diferente com o ácido acético e com o hidróxido de sódio, por isso que só e possível ler a mensagem escrita com uma das soluções.
O hidróxido de sódio sofre dissociação em água, provocando um aumento na concentração de íons OH- do meio reacional e o ácido acético sofre ionização em água, provocando um aumento na concentração de íons H+ do meio reacional.