Sinopse do experimento:
Habilidades da BNCC: (EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
Tema: O experimento envolvendo o Princípio de Le Chatelier e o cloreto de cobalto pode explorar como as mudanças nas condições de temperatura, pressão e concentração afetam o equilíbrio químico da reação.
Objetivos da atividade: Verificar as perturbações ocorridas em uma reação e relacioná-las com o princípio de Le Chatelier.
Questões de Investigação: 1- Identifique e relacione as cores observadas aos compostos presentes na reação.; 2- O que acontece quando se adiciona HCl à reação (Lembre-se que HCl é fonte de Cl- )? Justifique; 3- O que acontece quando se adiciona água ao tubo de ensaio? Justifique; 4- Em qual sentido a reação é endotérmica? Justifique.
Duração da atividade: 30 min
Materiais necessários: - 2 provetas de 5 mL; - 1 tubo de ensaio; - Banho de água quente; - Banho de gelo; - Cloreto de cobalto hexahidratado (CoCl2・6 H2O); - Ácido Clorídrico concentrado (HCl); - Água destilada; - Balança.
Procedimentos:
Adicione 0,3 g de cloreto de cobalto hexahidratado ao tubo de ensaio e, em seguida, 3 mL de água destilada. Observe a coloração obtida. Adicione 4,5 mL de ácido clorídrico concentrado. Observe bem a mudança de cor. CUIDADO! O ácido clorídrico concentrado é altamente corrosivo e libera vapores que, quando inalados, são tóxicos. Evite o contato com a pele e manuseie-o em local arejado.
Adicione 2,0 mL de água destilada e observe a diferença entre as cores no tubo. Agite bem o tubo até que a solução se torne violeta.
Aqueça o tubo e perceba a mudança de cor. Resfrie o tubo e perceba novamente a mudança de cor.
Resultados esperados: Os resultados esperados para um experimento envolvendo o Princípio de Le Chatelier e o cloreto em geral, espera-se observar mudanças na cor da solução conforme o equilíbrio químico é afetado. Por exemplo, ao aumentar a temperatura, a cor da solução pode mudar de rosa (indicando a forma hexahidratada) para azul (indicando a forma anidra). Da mesma forma, ao aumentar a concentração de um dos reagentes, o equilíbrio pode se deslocar para compensar essa mudança, resultando em uma mudança na cor da solução. Esses resultados ajudam a confirmar a aplicação do Princípio de Le Chatelier na prática experimental.