Sinopse do experimento:
Habilidades da BNCC: (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
(EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
Tema:
Objetivos da atividade: Os principais objetivos do teste de chama incluem identificar elementos metálicos em uma amostra, realizar análise qualitativa, determinar compostos desconhecidos e facilitar o ensino e aprendizado da química.
Questões de Investigação: 1- Como as cores da chama são produzidas durante o teste de chama? 2- Como os resultados do teste de chama podem ser interpretados?
Duração da atividade: 40min
Materiais necessários: - 4 Cadinhos de porcelana; - 4 Espatulas de metal; - Algodão; - Álcool etílico; - Sulfato de cobre; -Cloreto de lítio; -Cloreto de sódio; - Água destilada
Procedimentos:
Resultados esperados: O teste de chama é um experimento usado para identificar a presença de elementos químicos em uma amostra. Quando uma substância é aquecida em uma chama, ela emite luz de cores características. Por exemplo, o lítio produz uma cor vermelha, o sódio uma cor amarelo-laranja e assim por diante. Essas cores são úteis para identificar elementos .específicos, mas podem variar dependendo das condições do experimento e das impurezas na amostra. É um método qualitativo, o que significa que é usado para identificar elementos, não para quantificar sua concentração