Sinopse do experimento:
Habilidades da BNCC: (EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras. (EM13CNT205) Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza, reconhecendo os limites explicativos das ciências.
Tema: Densidade
Objetivos da atividade: Esse experimento tem como objetivo abordar de forma divertida e lúdica o conceito de densidade e o questionamento de porquê alguns líquidos flutuam sobre outros.
Questões de Investigação: 1- O que aconteceu com a torre?; 2- Porque os líquidos não se misturam?; 3- É possível calcular a massa de cada um dos líquidos?; 4- Qual o líquido mais denso e menos denso?
Duração da atividade: 60min
Materiais necessários: - 5 béquer para mistura da substância com o corante; - 1 Proveta de 500 mL; - Glucose de milho; - Água; - Óleo; - Álcool Etílico; - Querosene; - Corantes nas cores: azul, amarelo, verde, vermelho; - Bastão de vidro
Procedimentos:
A prática consiste em colocar os líquidos um acima do outro sem que eles se misturem, formando uma “torre” na seguinte ordem:
Glucose de milho;
Água;
Óleo;
Álcool Etílico;
Querosene.
Adicionamos 100 mL de cada substância. Podendo utilizar os corantes misturando-os aos componentes para melhorar a visualização. Ao fim do experimento observem a proveta com os líquidos e verifique o que aconteceu.
Resultados esperados: Os líquidos não se misturam por serem substâncias imiscíveis e com densidades diferentes, formando assim uma mistura heterogênea. A densidade pode ser expressa pela divisão da massa pelo volume: densidade = massa/volume. A densidade depende da temperatura, pois os materiais sofrem contração ou dilatação de seu volume e quando dois líquidos não se misturam temos uma mistura heterogênea, ou seja, forma duas ou mais fases. Podemos também considerar que os líquidos não se solubilizam. para entender solubilidade pegamos como exemplo a água e o sal que quando se misturam fica homogêneos, formando uma única fase, o que nos indicam que são solúveis entre si.