Sinopse do experimento: A osmose é a passagem do solvente de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado, sem gasto de energia. Esse tipo de transporte também acontece com o objetivo de igualar a concentração de soluto e solvente no meio. Com esse experimento é possível explanar o conceito de osmose, assim com seu funcionamento em células vegetais e animais e os tipos de soluções (hipotônica, isotônica e hipertônica).
Habilidades da BNCC: (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Tema: Bioquímica
Objetivos da atividade: Compreender o processo de osmose, como ocorre e qual a sua função.
Questões de Investigação:
1) As batatas mudaram de cor e de consistência?
2) Por que a batata, denominada controle, não teve alteração?
3) O que a batata, o sal e o açúcar representam?
Duração da atividade: 40 minutos
Materiais necessários: Duas batatas inglesas cruas; Uma faca sem ponta (ou uma faca de plástico); Uma colher de café (ou uma colher pequena); Sal; Açúcar; 5 pratos descartáveis; Guardanapos de papel (ou Papel toalha); Caneta de retroprojeção ou fita crepe.
Procedimentos:
- Corte as batatas ao meio;
- Faça um buraco, utilizando a colher, no centro de 3 metades de batata;
- Seque bem as metades de batata com papel toalha ou guardanapo;
- Marque 3 pratos, escrevendo com caneta de retroprojeção ou usando a fita crepe: "açúcar", "sal" e "controle". Os outros 2 pratos serão marcados com "açúcar" e "sal". Os pratos devem estar limpos e secos antes de começar a experiência;
- Coloque uma metade de batata em cada um dos pratos descartáveis, com o buraco voltado para cima. Se por acaso você não conseguir colocar as metades em pé, você pode fazer um corte plano no lado oposto ao buraco da batata para que ela fique equilibrada no prato;
- Adicione uma medida de açúcar no buraco da batata marcada "açúcar" e uma medida de sal no buraco da batata marcada "sal". Na batata marcada "controle", não coloque nada. É importante que você coloque dentro do buraco a mesma quantidade de açúcar e de sal, nós usamos uma colher de café, mas pode ser uma tampinha de refrigerante, por exemplo;
- Nos outros pratos sem batata, coloque uma medida de açúcar e uma de sal;
- Aguarde alguns minutos observando para ver o que vai acontecer.
Resultados esperados: Espera-se que os estudantes compreendam o processo de osmose, como ocorre, qual o seu objetivo e seu funcionamento, tanto em células vegetais e animais, como também seus tipos de soluções, hipotônica, isotônica e hipertônica.