Sinopse do experimento:
Habilidades da BNCC: (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica. (EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
Tema: Polaridade e solubilidade
Objetivos da atividade: O experimento tem como objetivo mostrar de uma forma lúdica como as moléculas polares e apolares se comportam.
Questões de Investigação: 1- O que aconteceu com o corante no leite? E na água?; 2- Porque o fenômeno funcionou no leite e na água não?; 3- Por quanto tempo a agitação no prato vai continuar?
Duração da atividade: 30min
Materiais necessários: - Um prato; - Leite; - Água; - Corantes alimentícios; - Palito de dente; - Detergente líquido para lavar louças
Procedimentos:
Coloque o leite no prato e espere ele assentar.
Adicione gotas dos corante alimentícios de diferentes cores no leite, próximo à borda do prato.
Com um palito de dente molhado no detergente encoste nas gotas de corante presente no prato.
Observe o que aconteceu com o corante no leite
Teste com água e observe se acontece o mesmo fenômeno.
Resultados esperados: No experimento com leite, corante alimentício e detergente, espera-se observar a "dança das cores". Quando o corante é adicionado ao leite, ele se espalha lentamente. Ao adicionar uma gota de detergente, a tensão superficial do leite é reduzida, causando movimentação rápida das cores. O detergente interage com as moléculas de gordura, formando micelas e criando padrões de cores em movimento que parecem "dançar" pela superfície do leite. O resultado é um espetáculo visual de cores que se movimentam até que o detergente se distribua uniformemente, ilustrando conceitos de tensão superficial e emulsificação.